quinta-feira, 16 de março de 2017

ENTRETERIMENTO

Você tem essa mancha na unha, isso é o que ela significa


Você tem essa mancha na unha, isso é o que ela significa

Todo mundo já teve a experiência de descobrir algumas manchinhas brancas que apareceram de repente na unha. Muita gente acredita que essas manchas se desenvolvem em quem gosta de contar mentiras. Mas diferente do que reza a lenda, essa coloração inesperada é chamada leuconiquia. Porém, essas pequenas marquinhas não oferecem nenhum perigo, não havendo nenhuma razão para ficar preocupado.
Elas aparecem na unha em decorrência de algum processo inflamatório, quando há um tipo de traumatismo na matriz da unha e até mesmo quando esquecemos de tirar o esmalte, deixando que ele fique por muito. O resultado dessas ações é uma queratinização anormal do crescimento da unha.

Você tem essa mancha na unha, isso é o que ela significa

As leuconiquias podem ser classificadas de formas diferentes. As punctatas e estriadas podem surgir devido ás variações hormonais que algumas mulheres tem ao longo do ciclo menstrual ou até mesmo pela reação ao uso de esmalte. Já a leuconiquia total é resultado de problemas genéticos. Porém, existe a possibilidade de ser adquirida ao longo da vida se estiver relacionada a doenças como o vitiligo.

Você tem essa mancha na unha, isso é o que ela significa

Segundo o doutor Pablo Unamuno, que é chefe do serviço de dermatologia do Hospital Clínico de Salamanca, na Espanha, a unha cresce um milímetro a cada dez dias, por isso quando uma mancha dessas aparece significa que a lesão possivelmente aconteceu 2 ou 3 meses antes.
A leuconíquia não precisa de tratamento e na maioria dos casos essas manchinhas vão sumir de forma espontânea sem deixar nenhum vestígio. Porém, se elas se tornarem manchas grandes e lineares é possível que tenha ocorrido algum dano mais sério naquela região. Nesse caso o recomendável é procurar um dermatologista.
E você, possui alguma mancha na unha? Comente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário